quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Mais sobre Construtivismo

Abaixo, trecho de entrevista que o matemático e neurocientista francês Stanislas Dehaene deu à revista Época sobre funcionamento cerebral e leitura. Nela Daheane condena o uso de métodos globais (aqueles que partem do todo para as partes) em alfabetização.

"ÉPOCA – No Brasil, o construtivismo, que segue as premissas do método global para a alfabetização, é amplamente disseminado. Por que os sistemas que seguem o método global são ineficazes?

Dehaene – Verificamos em pesquisa com pessoas de diferentes idiomas que o aprendizado da linguagem se dá a partir da identificação da letra e do som correspondente. No português, a criança aprende primeiro a combinação de consoantes e vogais. A próxima etapa é entender a combinação entre duas consoantes e uma vogal, como o “vra” de palavra. Essa composição de formas, do menor para o maior, é feita no lado esquerdo do cérebro. Quando se usam metodologias para a alfabetização que seguem o método global, no qual a criança primeiro aprende o sentido da palavra, sem necessariamente conhecer os símbolos, o lado direito é ativado. Mas a deco-dificação dos símbolos terá de chegar ao lado esquerdo para que a leitura seja concluída. É um processo mais demorado, que segue na via contrária ao funcionamento do cérebro. Num certo sentido, podemos dizer que esse método ensina o lado errado primeiro. As crianças que aprendem a ler processando primeiro o lado esquerdo do cérebro estabelecem relações imediatas entre letras e seus sons, leem com mais facilidade e entendem mais rapidamente o significado do que estão lendo. Crianças com dislexia que começam a treinar o lado esquerdo do cérebro têm muito mais chances de superar a dificuldade no aprendizado da leitura."

Leia a entrevista na íntegra

2 comentários:

  1. Foi um período da Revolução Francesa em que os Jacobinos (radicais) controlaram a Convenção Nacional (governo). Por meio do Comitê de Salvação Pública, os jacobinos liderados por Robespierre, Danton, Marat e Saint-Just governaram ditatorialmente (sem participação do povo) e decretaram nova leis que atingiram diretamente os interesses da burguesia e os direitos fundamentais dos cidadãos. A ditadura jacobina teve com a tomada do poder pelos girondinos (moderados) em 9 Termidor (27 de julho de 1794).

    ResponderExcluir

Aproveite esta oportunidade para, com boa educação, manifestar suas idéias. Obrigado.