“Existe toda uma metodologia construída em torno da tecnologia e de seu potencial para melhorar nossas vidas, conduzindo-nos a uma sociedade melhor. Você já pensou sobre isso?” LACERDA, 2001, p.20.
A meu ver, com as novas tecnologias, especialmente as tecnologias digitais, o professor poderá transformar o modo como apresenta a seus alunos os temas de sua disciplina. Exemplo disso é o uso do computador e da Internet no processo de ensino/aprendizagem.
No computador, o professor encontrará o suporte para o uso simultâneo de linguagens (escrita, imagem e som) que, em conjunto, poderão tornar mais compreensíveis aos alunos os conceitos abordados em sala de aula. Na Internet, professor e alunos terão uma rica fonte de informações científicas (bibliotecas e museus virtuais, bancos de imagens etc.), com a qual serão capazes de realizar uma apreciação crítica do cenário teórico da disciplina e reconhecer as dimensões social e política da produção do conhecimento.
A incorporação das tecnologias digitais no cotidiano dos profissionais da educação vem ganhando, a cada dia, mais intensidade. Os professores que se mostrarem resistentes à tendência de digitalização do ensino correrão o risco de perderem contato com os que são a razão existencial da escola: os alunos.
Como você mencionou, nós professores não podemos deixar de utilizar uma ferramenta tão importante e indispensável nos dias de hoje. Temos o dever de mostrar para os nossos alunos as coisas boas que a informática e a internet tem para nos oferecer, propiciando a busca contínua pelo conhecimento. Até mais.
ResponderExcluir