terça-feira, 25 de outubro de 2016

9º ANO - A Segunda Guerra Mundial em movimento


Abaixo, primeiro capítulo de um excelente documentário sobre a Segunda Guerra Mundial. Nesse primeiro vídeo (ao total são 24 vídeos), o tema é a causa da guerra (ou as causas). A narração em português é ilustrada por imagens reais feitas por cinegrafistas amadores e profissionais. Recomendo atenção especial a dois trechos: o trecho que trata das violações ao Tratado de Versalhes cometidas pela Alemanha e o trecho que trata da invasão da Checoslováquia pela Alemanha e da invasão simultânea da Polônia por alemães e soviéticos.



domingo, 9 de outubro de 2016

9º ANO - A Propaganda político-ideológica


Abaixo, imagens de propaganda político-ideológica. A imagem 1 foi publicada na Alemanha durante o regime de Adolf Hitler. A imagem 2 foi publicada no Brasil durante o Estado Novo de Getúlio Vargas. A imagem 3 foi publicada na União Soviética durante o regime de Joseph Stálin. As três imagens mostram os ditadores demonstrando carinho por crianças. Esses pôsteres foram criados para transmitir ao observador a ideia de que Hitler, Getúlio e Stálin eram pessoas boas e gentis. A propaganda político-ideológica é, em geral, um ferramenta de controle usada pelos regimes políticos autoritários e totalitários. Mas, mesmo nos regimes democráticos, a propaganda é utilizada para despertar nos cidadãos o sentimento de simpatia pelos governantes. A imagem 4 foi usada no Brasil pelo Partido dos Trabalhadores para transmitir a ideia de que os ex-presidentes Lula e Dilma são defensores dos trabalhadores e dos mais pobres.


















sábado, 1 de outubro de 2016

7º ANO - Grandes Navegações: a arte de confeccionar mapas


Ramo da geografia, a cartografia é a arte de confeccionar mapas. Há séculos, os mapas são usados por viajantes. Os navegadores da era dos descobrimentos se utilizavam de mapas produzidos com requinte artístico pelos cartógrafos. Os cartógrafos costumavam inserir nos mapas ilustrações que representavam navegadores, índios, animais e fenômenos meteorológicos relacionados ao local mapeado. Abaixo, reproduções de mapas de três grandes cartógrafos portugueses dos séculos XVI e XVII: Pedro Reinel, Diego Ribeiro e João Teixeira Albernaz.

Terra Brasilis, de
Pedro Reinel,
1519.














Mapa múndi, de
Diego Ribeiro,
1529.











Oriente, de João
Teixeira Albernaz,
1630.